A evolução da genealogia da Família Wächter/Waechter/Weschter
“A genealogia é uma ciência auxiliar da história que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenomes ou apelidos.
A definição mais abrangente é “estudo do parentesco”. Como ciência auxiliar, desenvolve-se no âmbito da “História de Família”, onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a sociologia, a economia, a história da arte ou o direito.
É também conhecida como “ciência da História da Família” pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados ou descendentes, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares.
Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica sendo muitas vezes difícil classificar os nomes de família por causa das mudanças de ortografia e pronúncia com o passar do tempo. Várias palavras antigas tinham significados diferentes na época, ou hoje em dia não são mais usadas. Muitos nomes de família dependeram da competência e discrição de quem os fez no ato do registro.” (Wikipédia)
Desde o momento em que iniciamos as tratativas para reconhecimento e levantamento de dados da Genealogia de Johann Peter Wächter em 1991 evoluímos bastante e agregamos muitos ao projeto.
Tudo começou quando, recém-chegado a Santa Cruz do Sul, na época para administrar o Hospital Santa Cruz, fui convidado pelo Luiz Waechter para uma conversa. Ele me entregou um material compilado pelo Pastor Armindo Mueller que continha informações da genealogia do nosso antepassado Johann Peter Wächter (1) e do antepassado dele, Johann Heinrich Karl Wächter (2). Até então não sabíamos se tínhamos ou não relação parental. Na oportunidade Luiz me falou que estava programando um encontro do seu ramo familiar e pediu se eu não gostaria de participar. Afirmei que sim e que convidaria o Tio Senaldo para o encontro.
O Tio Senaldo se empolgou com o tema e iniciou suas pesquisas. Mais tarde veio a concluir que nossos antepassados (1) (2) não tinham relação de parentesco, especialmente por que Johann Peter era da região chamada Hunsrück, no vale do rio Reno e Johann Heinrich era originário da Turíngia, que fica no lado da Alemanha Oriental, bastante distante uma região da outra.
Se passaram 26 anos do primeiro contato com o tema da genealogia familiar e hoje somamos grande avanços, tendo um livro publicado, cinco encontros familiares realizados, todos os dados genealógicos atualmente disponíveis transcritos para o site Myheritage e recentemente a criação do nosso site familiar, www.familiawachter.com.br, em substituição ao blog anteriormente utilizado.
Gradativamente vamos unindo e informando todos os ramos da nossa genealogia, criando canais de comunicação ágeis e acessíveis, permitindo contar a trajetória vivida até aqui e seguir com força e fé nossa trajetória na terra.
Muitas pessoas contribuíram para que chegássemos ao estágio atual. No encontro de Crissiumal homenageamos Senaldo Oltivo Wächter por sua relevante e pioneira contribuição à Genealogia da Família Wächter/Waechter/Weshter.
Todos estão convidados para acessarem os nossos meios de comunicação, interagindo, dando sugestões e principalmente aprimorando os dados da nossa genealogia.
Sejamos todos muito felizes.
Marcus Henrique Wächter